“ A Vida, a Morte e a Ciência” Texto da Apresentação do Palestrante por Jacinto Alves, Membro da ACPC

02-10-2015 09:44

Palestra do Dr. Luís Portela sob o Tema:


                                                                                         “ A Vida, a Morte e a Ciência”

                                                       Texto da  Apresentação do Palestrante por Jacinto Alves, Membro da ACPC

   Antes de mais queremos agradecer a todas as ilustres pessoas aqui presentes e que participam nesta palestra subordinada ao Tema: “ A Vida, a Morte e a Ciência” em que é seu mui distinto palestrante o Senhor Doutor Luís Portela que em 1994 criou conjuntamente com os Laboratórios BIAL e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas a Fundação BIAL tendo como objetivo incentivar a investigação centrada no ser humano, tanto nos seus aspetos físicos como sob o ponto de vista espiritual. A Fundação BIAL teve desde então cerca de 1200 bolseiros em investigação científica de vinte e cinco países diferentes na área das Neurociências, atribuindo um dos maiores prémios europeus de Saúde – o Prémio BIAL.
 
   O nosso distinto orador tem já publicado oito livros em português que são: - “Para Além da Evolução Tecnológica; A Janela da Vida; Esvoaçando Serenamente; Encarar a Realidade; os Poemas da Minha Vida; o Prazer de Ser e Ser Espiritual e finalmente o seu último livro publicado em 2013 pela Editora Gradiva – “Ser Espiritual – Da Evidência à Ciência”.

 

   O Senhor Doutor Luís Portela deu início à sua importante ação nas diferentes áreas da investigação científica a partir de 1996 com o seu 1º. Simpósio dedicado ao tema: “Consciência e Cérebro” realizado na Universidade do Porto. São portanto já decorridos 19 anos e estando previsto para Março de 2016 a realização do 11º. Simpósio! Estas notáveis iniciativas poderão ser comparadas a “Uma demanda do Santo Graal” levadas a cabo pelo nosso Ilustre orador que através das suas importantes ações ligadas aos diferentes “Simpósios” realizados sob o tema – Aquém e Além do Cérebro” que tanto prestígio e projeção internacionais têm vindo a dar à Cidade do Porto e ao país. 
 
  Quando falamos no “Santo Graal” que foi o cálice que Cristo utilizou na sua “Última Ceia” vamos situar simbolicamente aquele agora no campo da Ciência, área preferencial de uma das mais importantes atividades que a Fundação BIAL tem vindo a desenvolver nestes últimos 19 anos e sempre sob a superior orientação do seu Presidente, o Senhor Doutor Luís Portela que como um ilustre cidadão português tem vindo a destacar-se como um valoroso agente ativo na área científica não só no campo das neurociências como igualmente na própria investigação farmacêutica, na descoberta e produção de importantes medicamentos destinados a sensíveis áreas das doenças psíquicas!



Vejamos:

A Física através do estudo e da investigação da mecânica quântica tem vindo a desbravar novas áreas que apontam para novas e desconhecidas formas de energia no universo das subpartículas do átomo, tais como: os fotões; gravitões; os quarks e outras subpartículas e respetivas antipartículas;
Há medida que a Ciência for penetrando na intimidade do Campo Quântico e com a eventual descoberta de novas e diferentes partículas como por exemplo o famoso “ Bosão de Higgs”, que na nossa perspetiva é errado ser chamado de “partícula de Deus, a Ciência irá finalmente compreender de que a “partícula de Deus” na verdade é o ser humano na sua dupla natureza – a física e a espiritual, sendo a primeira matéria e consequentemente sujeita às leis da transformação, a segunda, o espírito é pura energia inteligente que em obediência às leis da evolução e no seu trajeto cósmico retorna ao ponto Alfa, donde o Universo se expandiu e daí o pressuposto de filosoficamente sermos considerados deuses não poderá ser considerado irrelevante!
 
Quando combinamos a mecânica quântica com a teoria da relatividade, parece haver uma nova possibilidade em que o espaço e o tempo juntos poderão formar um espaço quadridimensional ou com mais dimensões! Dimensões essas que à medida que vão regredindo na direção do ponto de origem dessa mesma força primordial vão-se tornando diáfanos em estados vibratórios cada vez mais subtis atingindo frequências fisicamente impensáveis!

Na verdade quando a Ordem se começa a impor no Caos, significa que a partir da explosão primordial do “Big Bang”, diferentes fenómenos se começaram a operar ou seja: a transformação da matéria que na sua manifestação representa a formação de galáxias, estrelas e planetas e outros numerosos e diferentes corpos e acompanhando a transformação da matéria foi ocorrendo a Evolução da Força Criadora e donde brotou a Vida que numa forma tão exuberante e variada se manifestou e se manifesta no nosso pequeno planeta e obviamente noutras e diferentes regiões do Universo!
                                                                                                                                       
Na base dos princípios que orientam a transformação e a evolução poderemos comparar o ser humano a “um diamante em bruto”, onde a transformação se dedica em lapidar a matéria grosseira e a eliminar a sujidade enquanto a evolução vai descobrindo a beleza e o brilho daquele mesmo diamante, tornando-o numa joia bela e luminosa!

 Intuímos que no seu pensamento o Senhor Dr. Luís Portela pretende pela via científica, mas agora de forma inovadora aliando à Ciência a componente espiritualista e procurando através da investigação desvendar o grande mistério que envolve o porquê da existência do Homem no planeta Terra e de toda a Vida nela presente!

   É essa precisamente a “demanda” do nosso distinto orador que num incansável e objetivo esforço tem vindo ao longo da sua vida de médico, de investigador e de empresário a construir um caminho certo e rigoroso e sempre no estrito plano científico/espiritualista, o que nos poderá vir a revelar já num futuro próximo um conhecimento avançado a que chamaríamos o“Graal do Espírito” que é a explicação clara, objetiva e certa sobre a constituição cósmica do Homem que é precisamente a sua dupla natureza – corpo e espírito ou por outas palavras – matéria/transformação e energia/evolução!
   O trabalho que o nosso Ilustre orador tem vindo a desenvolver através da Fundação BIAL como seu Presidente é simplesmente notável contribuindo de forma decisiva para o conhecimento progressivo da natureza espiritual e física do ser humano sendo, portanto, um contributo determinante para o próprio esclarecimento global de que a Humanidade tanto carece e que se traduz da seguinte forma que é sabermos:

             Donde Vimos, Que Somos e para Onde Vamos?
             
Na verdade a Humanidade é observada por um número incontável de entidades que na Terra já viveram em corpo físico. Na realidade o planeta terrestre detém duas humanidades, mas o que é mais surpreendente e lamentável é que uma humanidade desconhece a existência da outra!


       Sem dúvida que o Ilustre Dr. Luís Portela no seu último livro – “Ser Espiritual – Da Evidência à Ciência” e através da respetiva exposição dá-nos um importante contributo para uma maior compreensão sobre a nós próprios – seres humanos e sobre a vida existente na Terra sendo este planeta efetivamente uma “Escola” onde as partículas da Inteligência Universal vêm processando a sua própria evolução e sendo demonstrado de que na verdade “A Morte não Interrompe a Vida e a Vida Existe Fora da matéria”,pois como Lavoisier afirmava que na “Natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma!” podendo-se assim igualmente admitir de que no Universo opera-se a Transformação da Matéria e a Evolução da Força sendo estes os componentes básicos que dão expressão total e fundamental à existência do próprio Universo e de nós MESMOS!

       E finalmente e em conclusão gostaríamos de fazer duas perguntas ao nosso Ilustre Orador que são as seguintes:

       Terá o Senhor Doutor Luís Portela em perspetiva iniciativas novas para prosseguimento do seu Projeto sobre o estudo das componentes físicas e espirituais do Homem? 2ª. pergunta: - Poderemos conhecer quais são essas mesmas novas iniciativas? 
 
                                           DISSE!   
                                                              MUITO OBRIGADO!
                                                                                                             Tem a palavra o Sr. Doutor Luís Portela!



Cidade do Porto, Ateneu Comercial do Porto, 19 de Setembro de 2016