Sobre Nós

A Academia do Conhecimento Portus Cale constituiu-se a partir da iniciativa de elementos que compartilham uma visão global do conhecimento e simultâneamente acreditam ser possível retomar um escol de pensamento, com sede no Porto, antiga Portus Cale.

 

Um pensamento que reflita sobre um novo modelo de sociedade num momento em que Portugal e o Mundo necessitam de referenciais éticos capazes de renovarem a civilização e impedirem o alastrar da barbárie.

 

Alicerçados em vultos como Agostinho da Silva, Sampaio Bruno, António Sérgio, Teixeira de Pascoaes, António Quadros, Fernando Pessoa, assumimos a herança de um Portugal com uma riqueza intelectual única e um universo de comunidades espalhadas pelo mundo cuja cultura e língua se interligou em algum momento com a grande aventura quinhentista dos descobrimentos.

 

Fundar uma comunidade livre no pensamento e no debate em torno da organização política e social, da cidadania, do cooperativismo, da relação ciência e espiritualidade, é o objetivo primeiro desta Academia, cujo mote se pretende, nas palavras base de Fernando Pessoa, cumprir a Missão de Portugal, Portus Cale.

 

Nossos Utilizadores

 

História do Projecto

 

O Projeto da Academia inicia-se em 2013, com a organização da "Semana do Brasil", por ocasião do 53º aniversário da inauguração de Brasília, na Escola de Príncipe da Beira em Gueifães, Maia, aonde se incluiu um conjunto de 5 palestras temáticas.

 

Continuou com a palestra realizada no dia 1/6/2013, "Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável na Pessoa Idosa"  pelo Professor Dr. Daniel Serrão.

 

  

Mais recentemente, no ano de 2015, tivemos as Conferências do Prof. Joaquim Fernandes, " O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa", e do Dr. Luís Portela «A Vida, a Morte e a Ciência».